Ir para página principal

Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem (Fonsbem)

Projetos Sociais
 

Além das atividades pastorais o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem realiza, há 60 anos, o acolhimento de pessoas necessitadas e em situação de vulnerabilidade social. A Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem (Fonsbem) é que gerencia os projetos sociais e mantém quatro unidades: Casa Santa Zita, Obra do Berço, Centro Social Lar Frei Leopoldo e o Centro Social Padre Paulo Rególio.

Fonsbem
      

A Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa Viagem foi fundada em 1954 pelo Padre Paulo Rególio, religioso da Congregação do Santíssimo Sacramento, sss. A instituição tem como objetivo promover os direitos, a dignidade e a igualdade dos menos favorecidos.  O nome já traz em sua sigla o verdadeiro sentido do trabalho, ou seja: (FONTE, do latim Fons + BEM = fonte do bem).

Pe. Marcelo Silva - Diretor Presidente
Fundação Obras Sociais Nossa Senhora da Boa viagem (Fonsbem)
www.fonsbem.org.br
Rua Sergipe, 172 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
(31) 3224–2270

Conheça as casas mantidas pela Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem                                  

Casa Santa Zita

A Casa Santa Zita, fundada em 1954, é uma instituição de longa permanência para idosas e oferece moradia, assistência espiritual, médica e social. O objetivo, além de acolher, é garantir o direito à dignidade e à qualidade de vida das idosas. Atualmente acolhe 26 pessoas. Sua equipe técnica é composta por coordenadora administrativa, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeira e médico. São desenvolvidas várias atividades com as idosas, como: ginástica, oficinas, passeios externos, comemoração de aniversário, dia da beleza, teatro, palestras, bingo e bazar.
     
Coordenadora: Ir. Valeriana Caetano
Endereço: Rua Alagoas, 315 - Funcionários
          Horário de visita: 7 às 18h (segunda a sexta)
          Telefone: (31) 3222-4480

Obra do Berço
       
 A Obra do Berço começou suas atividades, na paróquia, em 1954. Um trabalho voluntário em que pessoas dedicam o seu tempo na confecção de enxovais para recém-nascidos. A obra atende gestantes, crianças e famílias carentes. O objetivo não é só atender as necessidades materiais das futuras mães, mas também orientar e ensinar a importância da maternidade e suas responsabilidades perante Deus.

Coordenadora: Maria da Conceição Oliveira Couto
Endereço: Rua Sergipe, 341 - Funcionários
Horário de funcionamento: 13 às 16h (segunda a quinta)
Telefone: (31) 3224-5966

Centro Social Lar Frei Leopoldo
                   
 O Centro Social Lar Frei Leopoldo foi fundado em 1981 e faz o acolhimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 18 anos, vítimas de risco pessoal e social e que foram desligadas do convívio familiar por determinação judicial. O Lar atualmente atende 15 crianças e adolescentes do sexo feminino.
Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento físico, mental, psicológico, intelectual e social das internas oferecendo alimentação, acompanhamento educacional, moradia, saúde e cultura em ambiente acolhedor.

Coordenadora: Ir. Nilza Maria Rodrigues
Endereço: Rua Padre Francisco Scrizzi, 19 - Palmeiras
Horário de funcionamento: 8 às 20h (segunda a sexta)
Telefone: (31) 3312-2295

Atendimento à comunidade

Dentre as ações das obras sociais existem projetos e atividades desenvolvidas junto à comunidade. A paróquia possui uma farmácia, há mais de 10 anos, que atende pessoas carentes. Ela arrecada medicamentos de usuários que não os utilizam mais e amostras cedidas por especialistas para serem repassados, gratuitamente, para a população carente da cidade.  Por meio da Obra do Berço faz a doação de enxovais de bebê e a distribuição de cestas básicas para as famílias.
        O Macarrão da Boa Viagem distribui cerca de 500 marmitas toda sexta-feira em Belo Horizonte.

Farmácia
Gregório Carrera de Sá Filho
Tel.: (31) 3224-5966

SSVP – Conferência Nossa Senhora da Boa Viagem
Alfeu
Tel.: (31) 3226-8916

Grupo do Macarrão (Vicentinos)
Paulo César Lacerda
Tel.: (31) 9637-9656 / 3223-5809

Eventos realizados em prol das obras sociais

Chá Solidário em homenagem ao Dia das Mães

O Conselho Pastoral Paroquial – CPP realiza, desde 2013, o Chá Solidário da Família Nossa Senhora da Boa Viagem, em homenagem ao Dia das Mães. O evento, além da homenagem para as mães, tem o objetivo de arrecadar recursos para cobrir as despesas com as obras sociais da paróquia. Cada grupo, movimento e pastoral da Igreja adquire uma mesa com 8 lugares e fica responsável pela decoração, material utilizado na mesma e a venda dos convites. No final do evento são escolhidas as três mesas mais bonitas.

 

Domingo da Partilha

Em todo o primeiro domingo do mês a comunidade faz sua contribuição doando materiais não perecíveis. Este gesto é muito importante para manter as obras sociais da paróquia.

Chá Solidário do CAP e da Associação Catedral


Chá da tarde onde padres, paroquianos, pastorais e movimentos se reúnem para confraternização. Há premiação para a mesa mais enfeitada e toda o valor arrecadado no evento, vai para as Obras Sociais.

Venha conhecer as obras sociais da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

          Os projetos desenvolvidos pela Fonsbem visam minimizar os efeitos da exclusão social contando com recursos oriundos de convênios com órgãos públicos e/ou particulares, além de doações de pessoas físicas e empresas.
Muitas atividades não são desenvolvidas por falta de recursos.

Dados Bancários:
Banco Santander – Agência: 3476 – Conta: 13.003391-2

O que precisamos? Fraldas geriátricas, leite em pó, alimentos não perecíveis, material de limpeza e material de higiene pessoal.

Para obter mais informações sobre outros meios de realizar doações ou doar outro tipo de material entre em contato conosco: (31) 3224-2270
Toda ajuda é sempre bem-vinda! 

Colabore, faça parte dessa rede do bem!