Pastoral da Escuta

É um serviço precioso que está à disposição do próximo em diferentes situações, sobretudo na ajuda de solução dos problemas gerados pelas relações sociais dos dias atuais. É um processo de facilitação, manifestação e liberação de si próprio, capacitando o indivíduo a uma autoescuta. É acolher, compreender e escutar o irmão que se apresenta de forma fragilizada por viver momentos de angústia e desencontros pessoais.

Como funciona

O escutador se apresenta com o propósito de escutar dores, frustrações, mágoas, tristezas e alegrias retidas nos corações, muitas delas causa de extrema infelicidade e empecilho em busca do alcance de uma caminhada rumo à superação e a dias melhores.

Resultado

A escuta auxilia na organização da experiência partilhada, o que proporciona alento e esperança ao escutado.
Entre os diversos movimentos pastorais existentes na Igreja da Boa Viagem, um surgiu como alternativa ao atendimento às pessoas que buscam um conforto, alguém para conversar e, principalmente, um ombro amigo que saiba escutar. Atendendo de segunda à sexta-feira, a Escuta funciona numa sala no interior da igreja, ao lado da entrada principal. Ao todo, dez pessoas se revezam nos atendimentos, ora na parte da manhã, ora na parte da tarde. Por definição, o serviço de escuta objetiva estabelecer uma relação de ajuda, proporcionar uma acolhida empática e ouvir sem preconceito nem julgamento.

Dias e horários de atendimento

Terça, quarta e sexta-feira: 9h às 11h e 15h às 17h
Quinta-feira: 9h às 11h, 15h às 17h e 19h às 21h
Sábado: 9h às 11h