Pastoral do Dízimo

É uma pastoral que vem se somar as outras pastorais. Não se trata de uma pastoral isolada com finalidade de captar recursos ou administrar uma obra. Trata-se de um grupo que trabalha na conscientização da comunidade a participar de forma efetiva, transformando sua Fé em ação com uma participação direta na comunidade por meio do Dizimo. Nossa principal ação é a de transformar cada cristão participante, em cristão participativo. Somos uma pastoral que busca o equilíbrio entre parte espiritual e ação pratica e efetiva para nossa Igreja e Comunidade.

Temos a missão de conscientizar os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade onde vivem e da qual fazem parte. O objetivo primeiro da equipe da Pastoral do Dízimo é conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do Dízimo, mostrar que o Dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade, testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do Dízimo e apresentar o Dízimo como condição central da experiência de comunhão e participação e, portanto, da experiência de ser e de agir como Igreja.

Trabalhamos de forma constante na captação de pessoas interessadas e convencidas do valor do Dizimo. Observamos outras experiências de locais onde o dizimo funciona bem. Não impor a participação, mas sensibilizar os fiéis. Esclarecemos a comunidade por meio de palestras, folhetos, e os meios de comunicação disponíveis. Fazemos celebrações litúrgicas com testemunhos para motivar os que ainda não são. É necessário fazer com que cada cristão tenha consciência da sua importância dentro da comunidade onde Frequenta (transformando cada frequentador em participante), fazer com que cada um viva a experiência de ser dizimista, mesmo que isto seja temporário, Temos que oferecer a todos o direito e o privilégio de se sentirem participantes da vida da comunidade. Queremos estar sempre próximo daqueles que participam da comunidade religiosa através de um café, uma confraternização um abraço, um lembrança personalizada no dia do seu aniversario e datas importantes. Faremos em pouco tempo uma apresentação da situação real da nossa igreja, dos compromissos sociais e evangelizadores que esta assume perante a comunidade e isto só ocorre porque acreditamos que temos uma igreja viva.

Toda pessoa que faz está doação promoverá uma reação de mudança na sua vida e na de vida da comunidade. Este gesto simples tem um poder de transformar de forma definitiva a comunidade. Pois toda ação promove uma reação e a reação da pratica da devolução e o retorno abundante que Deus nos dá. Procure e secretaria paroquial e se inscreva. Deus e nossa paróquia aguardam você!

Coordenador: Athaíde Figueiró
Email: ataide68@hotmail.com